41 3165-7000

41 99698-0378

COMO RETIFICAR O IR

Buscar

Passado o prazo para a entrega da DIRPF você percebeu que ao preencher a sua declaração, esqueceu alguma coisa ou cometeu algum erro? Calma. Tem solução.

 

PRAZO

Para que a sua declaração não caia na malha fina, o ideal é realizar uma retificação do documento o mais rápido possível. Do contrário ela pode ficar retida no banco de dados da Receita Federal. O prazo máximo é de até 05 anos, contudo a retificação da sua declaração do imposto de renda pode ser feita a qualquer momento, desde que é claro a Receita Federal não tenha autuado ao contribuinte a prestar esclarecimento.

 

EU PRECISO RETIFICAR MINHA DECLARAÇÃO?

Precisa retificar o documento todo e qualquer cidadão que tenha esquecido de acrescentar informações financeiras, que tenha cometido erros de preenchimento ou que tenha deixado campos de informações importantes sem preencher.

 

COMO EU FAÇO ISSO

Pelo Programa gerador da declaração selecionar a opção de declaração Retificadora, o documento terá todas as informações anteriores da sua declaração, podendo ser modificado, excluído ou editado. Sendo assim, você poderá realizar os ajustes necessários e substituir a DIRPF anterior com a apresentação de uma nova.

Após o envio da DIRPF Retificada, o documento é recebido pela a Receita Federal e classificado dentro de uma das situações abaixo:

  • "EM PROCESSAMENTO”: indica que o documento foi recebido pela a Receita, e ainda será processado pela Receita Federal;
  • "PROCESSADA”: significa que a declaração foi recebida pela Receita Federal e já foi processada por ela;
  • "RETIFICADA": significa que houve a troca da declaração original.

Após a transmissão do documento para a Receita Federal, você pode consultá-lo a qualquer momento com o número do protocolo entregue ao final da sua declaração.

 

ONLINE

Para esta modalidade o contribuinte precisa ter o certificado digital, se não tiver terá que obter esse código de acesso com a Receita Federal, com o código em mãos basta pegar o exercício do Imposto de Renda que deseja retificar e realizar todas as inclusões ou exclusões necessárias, para agilizar todo o processo o sistema permite que o contribuinte faça o documento em rascunho onde fica salvo todos os seus dados, sendo assim, você não precisa enviar a sua declaração do no mesmo dia. Deste modo, o contribuinte consegue fazer a sua declaração aos poucos e enviar somente depois, a retificação online é bem simples e auxilia aos contribuintes que por algum motivo caíram na malha fina.