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10 dicas para quem trabalha em home office

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O home office é o trabalho remoto, que pode ser em casa ou não, o que confere a autonomia para trabalhar de onde quiser e definir seus próprios horários.  Com a pandemia foi preciso adaptar o trabalho que era presencial para à distância. E essa foi a maneira que muitas empresas encontraram para continuar funcionando, sem aglomerar pessoas e assim, minimizar a exposição dos colaboradores ao coronavírus (COVID-19).

Mas o home office também tem seus percalços. Apesar de estar cada vez presente para profissionais do mundo todo, existe sempre o desafio de gerenciar o tempo e o ambiente. Por experiência, recomendamos que sigam essas dicas. 

 

🪑1. Defina o seu local de trabalho 

Demarque seu território. Estabeleça um cômodo da casa como o seu escritório. Coloque lá tudo o que você precisa para realizar o trabalho adequadamente e personalize esse espaço.  De preferência que seja isolado, bem iluminado, arejado e silencioso.

Outra dica é: trate seu home office como um escritório de verdade! O expediente em casa tem que ter um horário de início e fim, seja qual for o período escolhido. Se você decidiu que sua jornada de trabalho acaba às seis da tarde levante-se e "saia do escritório", mesmo que ele fique na sua casa. 

 

👨🏻‍💼2. Vista-se para trabalhar 

Pode ser divertido em um primeiro momento trabalhar de pijama e pantufa na frente do computador, mas as roupas têm grande influência sobre o nosso comportamento e disciplina. 

Uma atitude desleixada pode gerar negligência nas tarefas e comprometer a seriedade, mesmo que de forma inconsciente. Por isso, se quiser entregar um trabalho de qualidade e continuar no home office, é melhor se vestir como se estivesse no escritório. 

 

🗂️3. Organize seu espaço de trabalho pelo menos 1x/semana

Trabalho produtivo só acontece em ambientes produtivos.  Assim como no escritório convencional, um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade. Lembre-se que o principal beneficiado por um ambiente de trabalho limpo e bem-organizado É VOCÊ, mais ninguém. Arrumar a mesa de tempo em tempo é fundamental.

 

📚4. Organize suas tarefas 

Trabalhar em casa pode ser libertador no início, já que não há chefe pressionando ou muito falatório em volta. Mas também pode se tornar opressor se você não cria seus próprios hábitos e se perde com facilidade entre suas próprias tarefas. Uma forma de evitar isso é criar uma rotina. Sugestões:

 

- Você pode usar uma agenda para definir uma lista de atividades diárias:  auxilia muito a manter compromissos e tarefas em dia, desde que você as cumpra.

- Dividir o dia em blocos de 1h30 a 2 horas + uma pausa: foque em resolver uma tarefa importante em cada bloco. Ficar tempo demais em uma mesma atividade pode cansar e levar a falta de foco.

- Usar ferramentas de anotações: documentos digitais como um bloco de notas, post-its ou um planner, você escolhe qual, desde que seja útil para manter suas anotações, pendências e ideias.

 

Não importa a maneira, o importante é achar uma rotina que se encaixe ao seu modo de trabalhar e gere bons resultados. Disciplina é a palavra-chave. 

 

📝5. Planeje o dia seguinte  

Começar bem um dia de trabalho é possível todos os dias. Baste ter ele bem-preparado! Antes do término do expediente, separe 15 a 20 min parar estabelecer as atividades do dia seguinte e, se possível, aproveite para revisar o trabalho do dia. 

 

🌤️6. Invista nas manhãs 

Cumprindo o passo anterior, você estará pronto para este. Que é, basicamente, tirar da frente o que há de mais importante logo cedo. “Não tente suavizar suas manhãs. Não é hora de ter um "tempo para mim" (e dormir está incluído nisso).  

 

🎧7. Evite interrupções e interferências 

Nossa casa é um lugar repleto de distrações e interferências, que serão os seus principais desafios. Para começar, você precisa contar com a colaboração dos seus familiares, deixando claro que não pode ser interrompido durante o expediente, por isso, monte sua agenda, delimite o horário de trabalho e comunique às pessoas a sua rotina e quando não deseja ser interrompido.

Resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho também está fora de questão. Você e as pessoas têm de entender que você está em casa, mas está trabalhando, caso contrário, tchau, tchau produtividade. 

E... Desligue as notificações do celular. Sério! As notificações e redes sociais são os maiores vilões da produtividade. Se você precisa resolver coisas, desligue qualquer elemento digital que possa te interromper. Então, quando terminar, confira o que você perdeu durante esse tempo. Você pode experimentar aplicativos como o News Feed Eradicator (facebook e twitter) e o Insta Feed Eradicator (instagram). Links no final do texto👇

Para bloquear barulhos externos (aspirador, falatório) uma boa estratégia é usar o seu fone de ouvido, deixe-o sempre à mão!  

 

 

🖱️8. Conforto x Produtividade 

Cadeira e notebook: trabalhar significa ficar sentado por muito tempo à frente de um computador. Ter uma cadeira ergonômica e confortável (e um bom computador) é muito importante.

Suporte para laptop: o suporte para notebook é importante para ajustar a altura da tela de forma que sua postura fique correta.

Teclado externo e mouse: nada mais desconfortável do que ter que digitar no próprio teclado do notebook. O teclado e mouse externos favorecem a ergonomia, evitam o desgaste do notebook e reduzem riscos de superaquecimento, e vão acabar com aquela dificuldade criada pelos esbarrões acidentais no mousepad que atrapalham o rendimento.

 

🏃🏼‍♀️9. Agende descansos e faça pausas ativas 

Marque um horário de almoço e planeje as pausas. Estando em home office a tendência é trabalhar mais e sem interrupções, por isso, você PRECISA fazer pausas. Adote esse hábito. Nossas sugestões para o seu planejamento: 

- alongar-se: ajuda a cuidar da postura, evitando longos períodos sem se mexer.  

- incluir atividades físicas na rotina, no horário em que estiver mais disposto. 

- fazer uma caminhada de 15 min; 

- dar uma levantadinha para ir ao banheiro; 

- levantar para beber uma água ou pegar um café; 

- fazer um pequeno lanche; 

- passar um tempo com os pets.  

Essas pausas serão fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa.  Sugerimos que sejam duas pausas de 15 min, uma no período da manhã e outra no período da tarde. Confira os links no final do texto 👇 que indicam apps que irão lhe auxiliar adotar o hábito do alongamento e de beber água.

 

📣10. Evite o isolamento 

Não se trata, aqui, de andar pela rua procurando pessoas que oferecem abraços de graça, mas também você não quer acabar se transformando num ermitão que trabalha de casa sem nem sequer lembrar o som da própria voz. Quando possível, faça as interações usando o telefone. Escute a voz de outros seres humanos. Trabalhar em casa pode, muitas vezes, ser solitário.  

 

 

Links:

 

News Feed Eradicator

 

Insta Feed Eradicator

alongamento e exercícios 

beber água