Imagem em png da logo da empresa

A importância de uma Contabilidade especializada para bares e restaurantes 

Compartilhar

Nem só de Gastronomia se faz um negócio 

a importância de contratar uma contabilidade especializada

Um chef  recém-formado ou a insatisfação com um emprego pode fazer surgir no “novo empresário” o desejo de abrir um negócio no ramo de alimentação. Estar envolvido com a criação novos de pratos, com a apresentação e os sabores, com a decoração e conceito do espaço, pensando muitas vezes no glamour do preparo de bons pratos e na experiência dos amigos e clientes é a idealização de empresa que vemos com frequência no escritório. Esse é o momento de contar uma contabilidade especializada em bares e restaurantes!

Quase sempre, as demonstrações financeiras e análises contábeis são deixadas de lado, mas precisam de tanta atenção quanto a escolha do menu (ou até mais!). 

Segundo dados do SEBRAE (fonte Agência Brasil) o setor de microempreendedores individuais (MEI) é o que apresenta a maior taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos, de acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada com base em dados da Receita Federal e com levantamento de campo, a taxa de mortalidade dessa área de negócios é de 29%. Já as microempresas têm taxa, após cinco anos, de 21,6% e as de pequeno porte, de 17%. 

E sabe o por quê? Abrir um estabelecimento do ramo gastronômico é fácil, mas o que ninguém conta é que são muitos assuntos para cuidar além da atividade principal que é servir comida/bebida.  

Para que o seu restaurante (ou bar ou lanchonete) sobreviva é crucial que a contabilidade seja realizada com conhecimento na área e pensamento estratégico. Confiar a contabilidade de bares e restaurantes a um serviço especializado tira então um peso das costas do empreendedor e traz muitas vantagens que revelamos a seguir. 

VANTAGENS 

Equipe experiente especializada

Os problemas dos donos de bares e restaurantes muitas vezes se parecem: alta rotatividade da equipe, dificuldades com liberação de alvarás, fiscalizações, impostos e sazonalidade no movimento são alguns deles. A Excelência, em quase 20 anos de conhecimento prático aprofundado, auxilia rapidamente na identificação e resolução dessas situações. O olhar técnico especializado e a experiência de quem faz contabilidade para bares e restaurantes traz segurança para o empresário que irá realizar uma gestão muito mais eficiente e com menos riscos. 

Escritório sempre atualizado  

A Excelência tem mostrado um diferencial competitivo ao acompanhar as constantes atualizações e mudanças na legislação tributária federal, estadual e municipal. Neste quesito o empresário pode ficar tranquilo, pois há uma equipe dedicada a essa tarefa

Acompanhamento e renovação de laudos 

Uma vez inaugurado o seu negócio é necessário continuar a atender às exigências dos órgãos municipais, estaduais e federais (Departamento de Polícia, Corpo de Bombeiros, Meio ambiente etc.). Os documentos emitidos têm prazo de validade que muitas vezes é esquecido pelo empresário na correria do dia a dia (funcionário que falta, controle de estoque, pagamentos, atendimento ao cliente e por aí vai…). A Excelência tem em seu departamento Legal Societário, sistemas automatizados de controle para que o empresário não corra o risco de ter o negócio fechado do dia para a noite por falta de alguma vistoria ou documentação. 

Pensamento estratégico para reduzir custos

“Quero pagar menos imposto” é frase que mais ouvimos. Muitos proprietários de estabelecimentos de alimentação não conhecem a fundo as características e o nível de complexidade do sistema tributário brasileiro e irão se deparar com isso pela primeira vez. É nesse momento que uma contabilidade especializada faz toda diferença na estratégia.  Profissionais especializados na aplicação das melhores práticas e técnicas fornecem aos gestores informações financeiras que ajudam a tomar decisões e manter um controle eficaz sobre os recursos da empresa. É a chamada contabilidade gerencial. 

Por meio de relatórios e análises contábeis individualizadas para cada setor da empresa, é possível mensurar e acompanhar indicadores de sucesso. O papel prático da contabilidade gerencial é o de aumentar o conhecimento do gestor sobre o negócio, apoiando uma tomada de decisões mais assertiva e segura. 

Muitas facilidades em um só escritório

Quando a Excelência focou o atendimento ao setor de gastronomia acabamos nos aproximando de outros profissionais especializados no mesmo segmento (advogados, arquitetos, psicólogos) que somam sua expertise à de nosso escritório, facilitando a vida dos donos de bares e restaurantes que podem se concentrar na atividade principal do negócio. 

Ainda na Excelência oferecemos o serviço de Gestão Tributária dos ganhos em Ações e Criptomoedas, que é um serviço que muitos escritórios não oferecem.

Acompanhamento tributário para redução de encargos  

A correta tributação está diretamente ligada à saúde financeira do negócio. No Brasil, impostos e taxas podem representar 68,4% da lucratividade das empresas. O que os empresários não sabem, apesar de suspeitarem, é que a maioria vem pagando impostos além do necessário. 

Relatórios de custos, de desempenho, controle de estoque, entre outros, estão entre os indicativos utilizados pelos gerentes para medir a diferença, ou variação, entre o que eles planejaram e o que realmente conseguiram. A informação produzida é usada para tomar decisões sobre o futuro e julgar a eficácia de decisões e ações passadas. Mas para elaborar relatórios fidedignos ao cenário do negócio é preciso que a organização da documentação contábil esteja em dia. 

Além disso, é possível apurar divergências ou pendências fiscais e tributárias a ser corrigidas e atuar de forma preventiva, evitando problemas com o fisco e dores de cabeça posteriores. 

Como o empresário faz para se manter competitivo? 

Para se manter competitivo, esse segmento exige que o empresário esteja em constante busca pela qualidade dos serviços oferecidos e um cardápio que se destaque da concorrência. 

Com tanto trabalho nas mãos, 60% dos empresários do setor acabam não se preocupando com a contabilidade de seus restaurantes após o primeiro ano. Esse é um dos motivos que levam 80% desses estabelecimentos a falir antes de completarem cinco anos de existência. 

Ambiente perfeito, boa comida e excelente serviço. Falando assim parece fácil, mas a vida do empresário do segmento de bares e restaurantes vai muito além da gastronomia. Ao gerenciar um estabelecimento é preciso se atentar a todas as questões que envolvem seu funcionamento:

  • funcionários;
  • vigilância sanitária;
  • legislação vigente;
  • impostos;
  • fornecedores e estoque;
  • marketing e muitos outros fatores.

Fatores estes que estão diretamente relacionadas com a lucratividade.

A demanda para atender a essas exigências é tão grande que é muito comum que estes aspectos acabem ofuscando as áreas mais burocráticas, como a contabilidade. Aqui gostaríamos de destacar novamente a importância da contabilidade especializada em bares e restaurantes. Compreender a saúde financeira de seu bar ou restaurante e como aumentar a sua lucratividade pode significar o sucesso ou fracasso do seu negócio. Por isso, assim como você confia a sua cozinha a um chef, confie sua contabilidade a profissionais competentes para lidar com as finanças. Um serviço especializado ajudará você a gastar menos tempo com os números e ter mais tempo dedicado ao aperfeiçoamento de outras áreas. 

Leia outras publicações