Quer abrir um bar ou restaurante e ter sucesso?

Abrir um bar ou restaurante é um dos principais desejos de jovens empresários e para aumentar suas chances de sucesso e evitar prejuízos é importante ter alguns cuidados. 

Aqui, você confere 10 dicas para montar um restaurante ou bar! Acompanhe e aproveite para implementá-las ao empreender.🙂

1. Ter um bom ponto é fundamental 

A localização de seu ponto comercial deve ser em uma região com demanda pelo serviço que você oferece. É fundamental escolher com cuidado um local que seja seguro, que tenha boa visibilidade e boa estrutura para receber os clientes.  

Considere sempre escolher um ponto com espaço para estacionamento, principalmente se a rua for muito movimentada e difícil de parar o carro. Se não for possível oferecer um espaço de estacionamento, procure disponibilizar um serviço de valet

2. Conheça sua concorrência 

Pode parecer um detalhe a ser deixado de lado, mas não é! Conhecer sua concorrência ajuda a conhecer preços e serviços, identificando oportunidades de mercado que outras empresas ainda não viram. 

Logo, fazer esse levantamento possibilita que o empreendedor se posicione no mercado de maneira adequada, se diferencie e consiga atrair mais oportunidades de negócio.  

Um ótimo exemplo disso é que o empreendedor conhecerá a média de preços praticada pelos seus concorrentes, podendo fazer uma precificação mais competitiva. Além disso, poderá implementar outros serviços que seus concorrentes ainda não oferecem, como delivery de pratos prontos congelados, entre outros. 

3. Invista em uma estrutura completa e agradável 

Ao montar um bar ou restaurante é essencial fazer uma pesquisa para conhecer previamente tudo o que o estabelecimento precisa ter para manter a operação e atender os clientes. Por isso, não abra mão de investir em uma estrutura completa, com cozinha adequada e equipamentos para realizar as atividades no dia a dia, isso é essencial para proporcionar segurança aos empregados e trazer agilidade ao atendimento. 

Além disso, invista em um ambiente de atendimento agradável, com projeto decorativo que tenha a ver com a ideia de seu negócio, por exemplo, suponha que queira abrir uma cantina tradicional. Utilize uma decoração típica desse tipo de estabelecimento, tendo cuidado com cada detalhe para proporcionar uma excelente experiência para seus clientes. 

4. Crie um cardápio de sucesso 

Ter um cardápio de sucesso é fundamental para atrair clientes. Mas, como elaborá-lo? Isso varia de acordo com o estabelecimento, porém o ideal é que mescle pratos e bebidas que agradam a maioria dos clientes, com outros autorais que funcionarão como diferenciais de seu estabelecimento. 

Não há necessidade de ter um cardápio grande, um enxuto é suficiente (e melhor para controlar o estoque! 😉). Foque na qualidade do seu produto e conforme for crescendo analise a possibilidade de ampliar o cardápio. 

Também é importante lembrar que seu cardápio não precisa ser rígido. Uma alternativa interessante é alterá-lo semanalmente, mensalmente ou por estação, criando pratos e bebidas com matéria-prima mais comum na época, assim, conseguirá sempre oferecer produtos novos aos clientes a um custo mais acessível. 

5. Acompanhe tendências gastronômicas 

Outra dica que ajudará a diferenciar seu negócio e a atrair mais clientes é acompanhar tendências gastronômicas para implementá-las. 

Um ótimo exemplo, é a maior procura por pratos veganos ou por pratos especiais para quem tem restrições alimentares. Dessa maneira conseguirá adaptar seu cardápio e descobrir novos nichos de atuação para aumentar seu faturamento. 

6. Divulgue seu estabelecimento 

Saber divulgar seu estabelecimento é fundamental para ganhar visibilidade e captar clientes. Mas como divulgar seu restaurante ou bar? Uma dica simples e de baixo custo é ter presença online. 

Crie um site, utilize ferramentas online gratuitas (como o Google Meu Negócio) e tenha perfil em, pelo menos, uma rede social. Divulgue, nesses canais, informações sobre seu negócio, para facilitar que potenciais clientes o encontrem. 

Além disso, tenha imagens do estabelecimento, pratos, bebidas, entre outros detalhes, em seu site ou rede social, o que ajudará a dar uma ideia ao cliente do que ele encontra em seu empreendimento. 

Se seu orçamento permitir, considere investir em anúncios online e, assim, conseguirá ter maior visibilidade, despertando o interesse de potenciais clientes em conhecer seu restaurante ou bar. 

7. Utilize um sistema de gestão 

Foi-se o tempo em que o controle de estoque, finanças, entre outros, era feito com papel e caneta. Agora, o ideal é informatizar por meio de um sistema próprio de gestão de restaurantes. 

O sistema conta com o diferencial de agilizar seu fluxo de trabalho, minimizar a possibilidade de erro e de retrabalho. Além disso, torna todos os controles mais confiáveis, bem como fornece relatórios para analisar o andamento do seu negócio. 

Portanto, não abra mão de investir em um sistema de gestão. Faça uma pesquisa e escolha o que for mais adequado ao seu estabelecimento. 

8. Tenha uma gestão de estoque e de finanças eficaz 

Quando se tem uma gestão de estoque eficaz, evita-se falta de produtos e perda por vencimento de itens perecíveis. Daí a sua importância!!!

A gestão de estoque evita prejuízos e contribui para o bom andamento da operação. 

Já a gestão das finanças possibilita ter controle de tudo o que entra e sai do caixa da empresa, sabendo faturamento e lucratividade com maior precisão. Quando se tem dados concretos é possível ter maior previsibilidade financeira, sabendo como investir para acelerar o crescimento de seu negócio. 

Você já ouviu falar em Outsourcing? Implementar o serviço de BPO melhora a administração do negócio e transforma os números da empresa. Saiba mais clicando aqui.

9. Formalize seu negócio 

A formalização é uma dica essencial para quem deseja abrir um bar ou restaurante, porque quando se empreende de acordo com a lei, evitam-se complicações junto a órgãos fiscalizadores, como o pagamento de multas e, até o fechamento do estabelecimento. 

Além disso, a formalização permite o enquadramento da empresa no regime tributário correto, o que evita o pagamento de impostos acima do que se deveria e ajudando a economizar e ter outros benefícios. 

A maneira mais segura para abrir seu bar ou restaurante é contratar uma empresa de contabilidade, e ter o suporte de profissionais para realizar a abertura de seu negócio. 

Dê preferência por contratar uma empresa de contabilidade especializada em bares e restaurantes como a Excelência Contabilidade! A empresa de contabilidade pode lhe auxiliar em questões tributárias e fiscais, realizando procedimentos obrigatórios com máxima eficiência. Entre em contato conosco e tenha mais tranquilidade sobre todo o processo de abertura de bar e restaurante, que são processos burocráticos! O suporte especializado da Excelência deixa os empresários seguros sobre a realização dos processos de abertura acordo com a lei e protegendo seu negócio! 

AH! E a décima dica que faz toda a diferença é:

10. Esteja presente

Parece ser fácil abrir um bar ou restaurante não é? Mas estar no local antes do horário de abertura, orientar a equipe, substituir alguém que faltou, estar atento às sugestões e críticas dos clientes ou resolver com rapidez problemas que possam surgir, demanda muito preparo e faz toda diferença! O empresário deve buscar conhecer um pouco de tudo na empresa e, delegar aquilo que não sabe a quem é especialista. Deve dedicar seu tempo trabalhando para aprimorar o negócio, estar lá, ver a equipe trabalhar e através dos erros criar oportunidades de melhoria, pois só assim os resultados virão.

Abertura de bar ou restaurante (Imagem de peoplecreations no Freepik)

Leia outras publicações

Contabilidade para Gastronomia: confira essas dicas 

A contabilidade é essencial para empresas, especialmente as do ramo alimentício. Nesse texto você confere um guia completo de contabilidade para o segmento de alimentação, com dicas para lhe auxiliar sua empresa.

Não tenha medo do crescimento

Não tenha medo do crescimento (ou tenha) 

Será necessário ter medo de crescer? Identifique quais os sinais de crescimento em sua empresa e como elaborar um planejamento estratégico para ter sucesso.